Divisão Científica de Gestão Ciência e Tecnologia Ambiental (DCGCTA) foi criada para consolidar o posicionamento do IEE na temática ambiental. Sem a pretensão de esgotar todos os temas que marcam a complexidade ambiental contemporânea, a DCGCTA se apóia no acúmulo de mais de 20 anos de pesquisa científica e formação de recursos humanos do PROCAM – Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental, que a partir de 2013 incorporou-se definitivamente ao IEE/USP. Por um lado, a criação da DCGCTA oferece ao PROCAM o espaço institucional que possibilita a sustentação de um ambicioso programa de investigação, ensino e extensão universitária na temática ambiental. Por outro, amplia e fortalece a atuação do IEE numa área que no século XXI mostra-se nevrálgica não apenas para a academia, mas para toda a sociedade.
A DCGCTA está organizada em três Serviços Técnicos – Análise Ambiental e de Avaliação de Ciclo de Vida; Tecnologia Ambiental; e Modelos Ambientais – que oferecem apoio às atividades realizadas por seus Grupos de Pesquisa e Laboratórios.
Tais atividades estão orientadas por três Eixos de Atuação – Pesquisa (teórica e aplicada); Formação e Capacitação; Assessoria e Incidência em Políticas Públicas.
O primeiro Eixo de Atuação (Pesquisa Científica teórica e aplicada) é a base sobre a qual se assenta todo o trabalho da DCGCTA. A construção de conhecimento científico de qualidade sobre a temática ambiental é cada vez mais necessária, não só por ampliar a capacidade de compreensão sobre as dinâmicas socioambientais forjadas pela sociedade como também para orientar normativamente os caminhos mais interessantes rumo à construção de novas relações entre sociedade e natureza.
O eixo de Formação e Capacitação consolida e amplia a atuação do IEE na formação de quadros para as organizações (públicas e privadas, governamentais e não governamentais) que atuam na área socioambiental. O fato de apoiar-se na experiência do PROCAM em formação de recursos humanos por meio dos cursos de Mestrado e Doutorado justifica e dá segurança para a implantação de novas modalidades de formação e capacitação, por meio de cursos de curta e média duração, ciclos de seminários, treinamentos e programas de atualização profissional.
O eixo de formação em Assessoria e Incidência em Políticas Públicas pretende estender à sociedade, de forma estruturada e sistemática, os conhecimentos, reflexões e orientações construídos no IEE sobre a temática ambiental. Resgatar e fortalecer a capacidade normativa da ciência é uma das pretensões que marcam a própria criação do PROCAM e também da DCGCTA no âmbito do IEE.
Os temas de atuação prioritários para atuação da DCGCTA são os seguintes:
· Gestão de Recursos Hídricos;
· Gestão de Resíduos;
· Biodiversidade e Florestas;
· Avaliação de Impacto;
· Sistema Agroalimentar;
· Cooperação Intermunicipal;
· Mudanças Climáticas;
· Serviços Ecossistêmicos;
· Avaliação de Ciclo de Vida.