O Instituto de Eletrotécnica foi criado através do Decreto no. 11.684, de 11 de dezembro de 1940, como anexo à Escola Politécnica e inaugurado solenemente em 25 de abril de 1941.
Seus objetivos eram: ministrar aulas de laboratório dos cursos da Escola Politécnica proporcionar, por meio de estágios e cursos oportunidade a engenheiros diplomados para aperfeiçoamento em Eletrotécnica, desempenhar a função de laboratório estadual de ensaios de máquinas e aparelhos elétricos; colaborar com as repartições públicas na elaboração de normas e regulamentos que interessem à indústria elétrica em geral; executar, dentro de suas possibilidades, os ensaios que lhe forem solicitados por entidades públicas e particulares: realizar dentro de programas pré-estabelecidos, pesquisas de caráter técnico de sua especialidade.
Apesar de ser criado em 1940, o Instituto de Eletrotécnica teve origem no Gabinete de Física Industrial e Eletrotécnica da Escola Politécnica, criado em 1902, com o intuito de dar apoio ao ensino prático da eletrotécnica. Ainda, com a existência desse Gabinete, em 1911 foi constituído um pequeno laboratório a fim de atender as exigências curriculares do novo Curso de Engenheiros Eletricistas. Logo após, em 1912 deu-se a organização do Gabinete de Eletrotécnica desempenhando um papel muito importante no desenvolvimento da eletrotécnica nacional. Em 1926, o antigo Gabinete de Eletrotécnica foi transformado em Laboratório de Máquinas e Eletrotécnica, que além das aulas práticas, estabeleceu-se como primeiro laboratório brasileiro de ensaios de tipo e de padrão de equipamentos industriais. Em 18 de janeiro de 1927, emitiu seu primeiro laudo técnico oficial, relativo ao aquecedor de água "Electro Thermo Brasileiro". Na década de 1920 este laboratório foi o responsável pelo apoio tecnológico à implantação da eletrificação de estradas de ferro paulista (1922).
Seguindo o avanço do desenvolvimento industrial paulista o antigo Gabinete foi crescendo e em 1931 passou à denominação de Laboratório de Eletrotécnica, mantendo-se subordinado à Diretoria da Escola Politécnica. Pouco a pouco o Laboratório foi se desenvolvendo e adquirindo um maquinário considerado avançado para a época (1939) e assumindo um papel importante no cenário industrial paulista, no ensino de eletrotécnica, no atendimento às pesquisas, nos ensaios industriais e outros serviços que prestava como laboratório oficial do Estado.
Em 1986, o instituto foi reestruturado através da Resolução no. 3189, transformando-o em Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, ampliando seu escopo para a área de energia e configurando-o como Instituto Especializado da Universidade de São Paulo.
Desde então, o Instituto de Eletrotécnica e Energia tem como missão promover a interação entre as necessidades da Sociedade, a Ciência e a Tecnologia, desenvolvendo soluções com qualidade nas áreas de eletricidade e energia através das atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.
Savana Barros. CASELLA, Euclydes Paschoal. Instituto de Eletrotécnica e Energia: Ano Cinqüenta.1991. 36p
Sessão Solene da Congregação da Escola Politécnica – Inauguração do Instituto de Eletrotécnica, anexo à Escola Politécnica e posse dos conselheiros e do diretor do Instituto, 25/04/1941.